segunda-feira, janeiro 21, 2008

O lobby dos explicadores!


Actualmente a existência das chamadas explicações está a atingir níveis incríveis e que põem a descoberto inúmeras feridas do nosso sistema de ensino.

Uma das causas para que haja tanta explicação é a verdadeira chantagem que é proporcionada pelas notas e médias para a universidade.

Contudo, nunca é demais lembrar que o ensino é um direito e uma obrigação. Ou seja, os alunos deviam ter condições para, no decorrer do ano lectivo, aprender tudo o necessário e juntamente com o seu esforço pessoal conseguir óptimos resultados.

O ambiente nas salas de aula é fundamental, eu sou a favor de turmas mais pequenas e de professores com autoridade para expulsar alunos da sala de aula.
É que hoje em dia as directrizes que chegam do Ministério da Educação e da Secretaria Regional são, no mínimo, anedóticas: Passar alunos, passar alunos e passar alunos! Mesmo que sejam uns ignorantes de primeira.
E se algum professor se atrever a reprovar algum aluno ainda leva com um processo disciplinar. Mas se for um aluno ou pai a agredir um professor corre o risco de ser elevado à categoria de herói nacional.
Sinceramente não invejo em nada a actual classe docente.
Aqueles que nos governam estão apenas preocupados com estatísticas e não com a real formação dos jovens.
Os verdadeiros meninos Tonecas estão nas cadeiras do Ministério e da Secretaria Regional.




Nenhum comentário: