quinta-feira, janeiro 31, 2008

2º Toque, 2º Toque, 2º Toque !!!

Quando fiz o ciclo preparatório na escola Roberto Ivens, ou o secundário na escola das Laranjeiras o início e fim das aulas e intervalos era controlado pelo toques. O lendário segundo toque para nós era sinal de que o professor ia faltar, e como ainda não tinha inventado as aulas de substituição íamos para mais uma horinha de merecido bezerranço! Até o mais aplicado dos alunos não podia deixar de se regozijar com a situação!
Actualmente esse toque já não existe, aliás nenhum deles (1º, 2º e o de saída), desconheço em concreto as razões, mas calculo que tenha sido para criar um sentido de responsabilidade em alunos e professores. E até para não se confundir com os alarmes de catástrofes (sismos e incêndios).
Mas agora pergunto, se esses toques já não existem nas escolas, por que raio hão-de existir na Assembleia da República???
Será que os deputados não sabem que horas devem permanecer no parlamento, nem a que horas começam as sessões???
Ou seja, os rapazinhos da escola têm que cumprir por sua conta e risco os horários, mas um deputado pode faltar e sempre alegar que "Oh pá, não ouvi o toque."
Já estou a imaginá-los aos pulos nos corredores a gritarem "2º Toque, 2º Toque, 2º Toque " , sempre que o Jaime Gama estiver atrasado, e preparados para fugir às correrias e tropelias sempre que o maravilhoso 2º Toque chegar primeiro que o Presidente da Assembleia.



quarta-feira, janeiro 30, 2008

Este Márim não é tolo

Era óptimo que o discurso do novo bastonário da ordem dos advogados,Marinho Pinto, tivesse sido proferido pelo ministro da justiça.
É que o ministro da justiça no seu discurso na abertura doa no judicial nem falou em corrupção.

“Fazem-se negócios de milhões com o Estado, tendo por objecto bens do património público, quase sempre com o mesmo restrito conjunto de pessoas e grupos económicos” . Marinho Pinto

E isto acontece tanto nas nossas ilhas e nunca há culpados de nada. As coisas a ficarem como estão são sinónimo da decadência total.

terça-feira, janeiro 29, 2008

A bem da nação Açoriana


domingo, janeiro 27, 2008

Ainda respiram


Afinal e apesar do massacre a águia lá saiu vitoriosa de Guimarães.
Ainda há treinador, nem sinal de (verdadeiros) reforços e o papagaio do Presidente lá voltou a aparecer...

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Previsão

Espero enganar-me mas, às tantas, após a jornada deste fim-de-semana o Benfica vai estar em quarto lugar, sem treinador, sem reforços mas com um presidente que vive agarrado ao lugar como eu nunca vi coisa igual.

Grandessíssimos

Há um veículo (jipe) que costuma a estar sempre parado na rua da Cruz, que é uma artéria da cidade de Ponta Delgada fechada ao trânsito.
Este veículo é conduzido por uma advogada que é filha de um também advogado conhecido da nossa praça e que tem o escritório nessa rua.
Se a rua está fechada ao trânsito é para o bem estar das populações e não para uso de um chico esperto.
Pior, esse jipe costuma a estar parado nessa rua mesmo junto a uns escritórios (?) da polícia e nunguém faz nada. Hoje farto da situação, estava sentado na esplanada da Tabacaria Açoriana quando passou um polícia:
"Sr. guarda aquele Jipe pode estar parado ali? É que se pode eu também vou parar ali e escuso de apanhar chuva quando vou para o serviço!"
O desgraçado do polícia nem disse A nem B, riu-se e foi-se embora! Não lhe cheguei foi a ver o nome na chapa, nem vi se a chapa tava colocada. E isto à frente de todos aqueles que estavam na esplanada. Já não há vergonha!
Pode-se concluir que o polícia sabe perfeitamente quem é o dono do carro, e deste modo, as leis são só para ser cumpridas por aqueles que não têm influências.
Esses adogados, que se intitulam agentes da justiça, armados em abutres não passam de uns chicos espertos que me dão voltas ao estômago.
Afinal o grande problema não é a falta de polícias, mas a qualidade dos mesmos.
Tou farto dessa filhadaputice toda.

Melhor frase do ano

A melhor frase que já me disseram em 2008 foi:
"A grande diferença entre uma democracia e uma ditadura é o tempo que elas duram".

Bolas, ao menos era nosso.


Foi nisto que se tornou o BCA... nunca tinha sido seu cliente mas, gostava de ter cá um banco nosso ou, pelo menos com o nome Banco Comercial dos Açores num fundo azul, e não numa cor a imitar o banco do Berardo, e a ser embelezado pelo milhafre, é que isto de pôr um centauro no seu lugar tem muito que se lhe diga.
Primeiro porque é tipo o Pinto da Costa a baptizar o seu estádio com base numa figura mitológica.
Depois porque o Centuro só apareceu porque:
Ainda por cima foram buscar um símbolo que na única batalha que travaram perderam.

É o fim...só pode!

Relativamente ao meu post: Não é "apenas" assim, André Bradford contrapôs:

Andre Bradford disse...
Nesta matéria, meu caro, não tenho quaisquer problemas de consciência nem o PS tem nada a temer. Basta fazer uma contagem do número de comentaristas e cronistas afectos aos dois partidos na imprensa regional e depois fazer um gráfico. A diferença é considerável.
24 de Janeiro de 2008 18:20

Ao que tive que responder:

Pedro Rocha disse...
Olhe, a questão não é ver quem é que tem mais comentaristas! Acho incrível que você faça essa comparação. Se é algo condenável, vocês não deviam ter era nenhum comentarista e cronistas afectos. Não basta dizer que os outros são ainda piores do que nós. Esse é o caminho que os políticos actuais seguem quando no parlamento estão sempre a dizer que os outros fizeram pior ainda.Sinceramente, ainda nem quero acreditar que você usa esse tipo de argumento. "Nós temos, mas os outros têm mais!" Que é isso?! É o fim da picada.
24 de Janeiro de 2008 19:55


Eu estou menento. Vamos tentar perceber o que este senhor com responsabilidades na área política e supostamente credível e com capacidade de argumentação disse:
Acusou um partido regional de ter muitas ligações através de cronistas e comentaristas (ainda prefiro comentadores) à imprensa regional. Ou seja, afirmou com todas as letras que ter esse tipo de ligações não é "saudável" mas o seu próprio partido também tem, o que é indesmentível e, como tal, só lhe restou uma tábua de salvação: Eh lá, nós temos mas os outros têm muito mais, por isso nós somos os bons e eles os maus.

No mínimo ridículo e indecente. Mas a estes senhores os valores elevadíssimos de abstenção em tudo o que é eleição não lhes diz nada? Será que são cegos? Não percebem que está tudo farto dos seus jogos intriguistas e manipuladores?!
Pelo amor de Deus, ponham a mão na consciência e poupem-se ao ridículo.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Taxas de juro

Nunca quisemos tanto que um responsável não se preocupasse com a inflação...
Mas li em qualquer lado que o leite vai subir 15%...
Deve ser a taxa indexante eurovaca que não para de subir!

Ténicas de venda

Já todos sabemos que as grandes superfícies comerciais são mestres na arte de trocar as voltas aos clientes.
Eu já vou às compras a desconfiar de tudo e todos, tendo em atenção os produtos que eles põem em promoção a preços superiores aos anteriormente practicados. As batatas fritas Lays Mediterrânicas foram um caso flagrante.
Mas às vezes toda a atenção não é suficente. Vejam este caso:
As sacas de ração que o Modelo tem à venda. Costumo a comprar as de marca Continente mais baratas que têm como embalagem a saca cor de laranja com o cãozinho Labrador. Tudo bem. As outras, também marca Continente - alta energia, são mais caras e eram azuis/amarelas e tinham um pastor alemão a enfeitar. Agora puseram tudo da mesma cor, só mudando as letras.
Resultado, por engano lá trouxe as mais caras, como deve ter feito muita gente.
Mais uns trocos pó Belmiro. E ainda vêm dizer que admiram estes grandes homens de negócio, que são símbolos e tal e tal, bolas não passam de uns pelintras que fizeram fortuna explorando e enganando tudo e todos. Ah e corrompendo também.
Admirar eu admiro, por exemplo, como vi numa reportagem há dias, aqueles médicos da Ami que estão em missão em S. Tomé e Príncipe. Esses sim, são Homens e Mulheres de H e M bem grande.
Ah, aviso sincero aos empresários, particulares e orgãos públicos: Cuidado com um engenheiro Continental que anda para aí a tentar enganar meio mundo com negócios de terrenos, armazéns e empresas. "Vocês sabem de quem é que eu estou a falar".

De novo as eleições primárias.


Bem agora tenho a certeza, a bactéria que contamina as pessoas de modo a que elas só pensem nas eleições primárias norte-americanas está mesmo instalada no ilhas:

Contudo este parágrafo põe água na fervura:


De qualquer forma, este fascínio com o Obama faz-me lembrar o fascínio com o Lewis Hamilton na Fórmula 1, só porque o rapazinho é negro e jovem merece logo os mais rasgados elogios e no fim, bem no fim não passava de um flop, para o qual a sua juventude foi o maior contributo. Lmebram-se da última prova do ano transacto, onde nem precisava de ganhar a corrida para ser campeão? Quem sorriu, inesperadamente, foi Raikkonen.




quarta-feira, janeiro 23, 2008

Não é "apenas" assim

Este post do André Bradford, pode ser considerado uma enorme desonestidade.
É sobejamente conhecida a asa que o Psd/a estende sobre a comunicação social. Bastava investigar o passado de um "qq coisa para a comunicação social" que eles têm lá.
Mas essas ligações à imprensa não são um exclusivo do psd/a. Quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras...
Enfim, no fundo estão todos bem uns para os outros. Mais um prego no caixão onde queremos ver o estado da política actual.

Eh lá... tantos


Dúvido que haja um cemitério de treinadores como o do Benfica, é de uma eficácia atroz.

93/94 Toni campeonato
94/95 Artur Jorge
95/96 Artur Jorge / Mário Wilson Taça
96/97 Paulo Autuori / Manuel José
97/98 Manuel José / Graeme Souness
98/99 Graeme Souness
99/00 Jupp Heynckes
00/01 Jupp Heynckes / José Mourinho / Toni
01/02 Toni / Jesualdo Ferreira
02/03 Jesualdo Ferreira / Camacho0
03/04 Camacho Taça
04/05 Trappatoni campeonato
05/06 Koeman Super taça
06/07 Fernando Santos
07/08 Fernando Santos / Camacho / ?? / ???
08/09 ? / ?? / ??? / ???? / ?????

Benfiquinha...

"Halliche? Não sei quem é esse jogador" José António Camacho.
É por estas e por outras que está tudo como está.
Que saudades de presidentes com low profile e que não queriam ser estrelas, como João Santos e Jorge de Brito.
E já agora de treinadores como o Toni e o Trappatoni.


terça-feira, janeiro 22, 2008

Foto

Quero só acrescentar a fonte da foto do post do Álvaro Dâmaso e do Carlos César: Diário dos Açores online.

Eleições primárias!


Das duas uma: Ou o people do ilhas: não encontra nada para comentar acerca da política regional ou, são mesmo agarrados nas eleições primárias norte-americanas.
Essas mesmo, esse pequeno contributo para a democracia cheio de particularidades,regras e questões (im)pertinentes!


Aconselho que sigam o link acima conheçam melhor este fenómeno que dá pelo nome de eleições primárias!

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!

Agora só falta arranjar qualquer coisa para o Manuel Arruda e para o Victor Cruz... e daqui a uns tempos para o Costa Neves...

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Ao cuidado do Lauro Dérmio!

let's look at a trailer:

Lei do Tabaco


Já não bastam as abébias que os casinos e as discotecas andam a receber como a própria lei apresenta incoerências:


Outra pergunta: O legislador era fumador?

O lobby dos explicadores!


Actualmente a existência das chamadas explicações está a atingir níveis incríveis e que põem a descoberto inúmeras feridas do nosso sistema de ensino.

Uma das causas para que haja tanta explicação é a verdadeira chantagem que é proporcionada pelas notas e médias para a universidade.

Contudo, nunca é demais lembrar que o ensino é um direito e uma obrigação. Ou seja, os alunos deviam ter condições para, no decorrer do ano lectivo, aprender tudo o necessário e juntamente com o seu esforço pessoal conseguir óptimos resultados.

O ambiente nas salas de aula é fundamental, eu sou a favor de turmas mais pequenas e de professores com autoridade para expulsar alunos da sala de aula.
É que hoje em dia as directrizes que chegam do Ministério da Educação e da Secretaria Regional são, no mínimo, anedóticas: Passar alunos, passar alunos e passar alunos! Mesmo que sejam uns ignorantes de primeira.
E se algum professor se atrever a reprovar algum aluno ainda leva com um processo disciplinar. Mas se for um aluno ou pai a agredir um professor corre o risco de ser elevado à categoria de herói nacional.
Sinceramente não invejo em nada a actual classe docente.
Aqueles que nos governam estão apenas preocupados com estatísticas e não com a real formação dos jovens.
Os verdadeiros meninos Tonecas estão nas cadeiras do Ministério e da Secretaria Regional.




segunda-feira, janeiro 14, 2008

Prémio: Eu consigo ser tão mau como tu


Depósitos de combustível!


A notícia já tem alguns dias mas, não posso deixar de me congratular com a afirmação de Carlos César de não querer renovar o alvará que permite a existência dos depósitos de combustível em Santa Clara, caso não veja por parte do grupo Bensaúde esforços no sentido de os relocalizar.

É claro que para os Bensaúde aquela localização é a que minimiza os custos de transfega dos combustíveis mas o Presidente do governo Regional tem que olhar para o bem comum e não para um determinado interesse privado.

Mas agora vamos ver: E se Victor Cruz tem ganho as últimas eleições regionais??!! É que ainda não consigo acreditar que um candidato (derrotado) a Presidente do Governo Regional, que nunca fez nada na vida para além de política, recebe sem mais nem menos um lugar de "administrador" (foi??!!) no já referido grupo empresarial. Isto é, no mínimo, promíscuo. E põe-nos a pensar que o melhor foi mesmo a derrota de Vitor Cruz, porque caso contrário quem iria mandar nos Açores era um grupo de empresas.

A classe política actual, além de incompetente não tem qualquer tipo de valores deontológicos.
Valham-nos algumas excepções: Ave César, por muitos e bons anos...

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Afinal?


Mas alguém me pode explicar porque é que o Ministro Mário Lino devia pedir a demissão, só porque mudou de opinião?

E porque é que esse intratável Paulo Portas vem dizer que esta decisão o desautoriza??

E não era esse Paulo Portas que fazia parte de um governo que fazia finca pé na opção OTA?!

Se ainda estivesse no poder a alinaça PP/PSD se calhar a decisão final tinha sido mesmo a OTA!

É que o estudo do LNEC nem coloca em xeque a anterior decisão, porque em sete factores críticos o resultado final foi 4-3.

Mas é com esta classe de politiqueiros que o nosso país (e nós) tem que aguentar!

No meio disto tudo valham-nos as hospedeiras...

Grandessíssimos

Só para rematar a questão da nova viatura oficial de Rui Melo, a verdade é que eu desconhecia o facto de a sua viatura pessoal ter sido assaltada duas vezes nos últimos dias... da primeira levaram dinheiro, da segunda...fruta!
Fruta?! Ehm?! Árbitros? Pinto da Costa? Fruta?!
Querem ver que daqui a uns anos os pretos da Vila estão na primeira Liga?
Agora a sério, esta questão da bomba que o Rui Melo comprou para a Câmara é um assunto menor, ao qual me refiro mais para rirmos com o ridículo da situação. Mas isso sou eu que não tenho responsabilidades políticas, agora o exilado Dr. Ricardo Rodrigues gastar montes de tempo de antena com esta questão é que não lembra ao diabo!
É este o gabarito da oposição que existe em Vila Franca... do piorio, por isso é que o Rui Melo ganha sempre as eleições e vai voltar a ganhar! Aliás, nos Açores quem está na oposição é sempre medíocre, deve ser genético.

Estados de espírito!

Vídeo muito ilustrativo da problemática "início / fim do fim de semana".

Sir Edmund Hillary


Faleceu o primeiro homem a atingir o cume do Evereste. Os documentários desta sua proeza e das suas vivências na zona nos Himalaias, são uma memória muito importante para mim.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Grandessíssimos


Ouvi a notícia na radio Atlântida. Rui Melo, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo resolveu mudar de viatura oficial e adquiriu um BMW que custa mais de 100 000 euros...


Oh diacho, eu já acho esquisito gastar tanto dinheiro numa viatura para uso pessoal quanto mais para uso oficial! É que só podem estar a brincar com os outros.


Ainda por cima o indivíduo em casa já está muito mais magro, nem precisava de uma viatura com o chassi reforçado com placas de aço nem nada, um daqueles carrinhos eléctricos já consegue carregar co o homem.


Contudo ainda há a hipótese desta viatura ter sido adquirida para apanhar os larápios que se andam a multiplicar naquele Concelho. O auto-rádio, por si só, deve ter custado uns 5000 euros, logo não vai haver amigo do alheio que não o cobice. Rui Melo vai deixar o BMW novo parado no parque da Senhora da Paz e escondendo-se por detrás da escadaria vai ficar à espera, qual animal furtivo, de um eventual gatuno, para acabar de uma vez por todas com a onda de assaltos no seu município... Rui Poirot Melo!

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Os machões Ponta Delgadenses


Há por aí uma quantidade deles.
É que já não basta o transito infernal em Ponta Delgada ter voltado ao que era com o fim das férias de natal, como estes indivíduos de ego elevado também contribuem para o avolumar dos problemas de tráfego!
Como? É simples: Eles pura e simplesmente não deixam a mulher conduzir, depois para ele ficar no seu emprego e ela continuar para o seu, o machão pontadelgadense pára o veículo, em grande parte dos casos em vias onde nem é permitido parar e estacionar (está lá a sinalização vertical) e sai do carro na maior das calmas deixando uma bicha de enfurecidos condutores atrás. Pior, a respectiva mulher, tem que se submeter à triste ginástica de passar do banco do passageiro para o do condutor, por dentro do carro (a ginástica em veículos é sempre bem vinda mas é mais quando se vai para o banco de trás).
Caramba, organizem-se, encham o peito de ar e quando saírem de casa, se forem os primeiros a sair, deixem as senhoras conduzir! É que já é muita gente a contribuir para o pior trânsito dos Açores que acho que ainda me vão faltar as munições para essa gente toda!

quinta-feira, janeiro 03, 2008

África

Foto retirada do Açoriano Oriental on-line

Desta vez é no Quénia que se está a viver mais uma verdadeira Guerra Civil.

Os exemplos são infindáveis. Este grande Continente vive dias tumultuosos. E foi à sombra de dramas como este, do Darfur no Sudão, da Somália, do Zimbabwe e de tantos outros que se desenrolou aquela cimeira EU-África que, no meu entender, devia envergonhar todos aqueles pelintras que nela participaram (Europeus e Nacionais e Africanos). Já agora, todos aqueles que participaram naquela cimeira devem ter tirado um mestrado em hipocrisia. Enquanto formos governados por gente desta estirpe não há futuro.

Claro que o problema Africano tem séculos e, em grande parte iniciou-se com a colonização e agudizou-se com a descolonização.

Apesar de se ter tentado passar a idéia de um portugal multiracial e multicultural a verdade é que, os territórios de Portugal em África, assim como os dos outros países, foram apenas olhados como fonte de negócios e recursos naturais. E hoje, depois da independência dos Estados Africanos, esta exploração aumenta cada vez mais.








Nuno Gomes.


Esta época Nuno Gomes tem surpreendido dentro e fora do campo! Dentro do campo porque já não se mete em tanta quezília infantil como dantes e fora do campo porque anda a mostrar um incrível bom senso e não se limita a prestar vassalagem ao pior presidente do Benfica de que há memória.


Isto a propósito da frase que deixou após o empate com o Leixões na primeira jornada e que ditou o despedimento de Fernado Santos: "esta equipa precisa de paz"! Mas foi a sua entrevista ao maisfutebol que deixa antever que pode ser um sério concorrente de Rui Costa à presidência ou a um lugar de director desportivo do clube.


A realçar o que foi escrito, este post na tertúlia benfiquista:

"Mas anda tudo a dormir?!
O Nuno Gomes deu
uma das entrevistas mais importantes e com mais conteúdo que eu me lembro de ler, neste últimos anos, sobre o Benfica.

O Nuno Gomes numa entrevista sem dizer frases bombásticas e polémicas manda muitos recados para adeptos e direcção .

Num dos vários exemplos que se podem retirar da entrevista ele diz o seguinte:

«No Benfica se calhar Lisandro seria dispensado»

Pode parecer para os mais distraídos e os que andam a dormir uma frase vazia de sentido mas tem muito conteúdo, aliás conteúdo esse explicado pelo Nuno Gomes ao longo da entrevista com ideias como "apoio", "tempo" e "paciência"

A mim parece-me que a entrevista do Nuno Gomes (dada pouco antes da entrevista do Simão, em que diz banalidades como: " Foi Luís Filipe Vieira que construiu este grande Benfica") não é uma mera coincidência... se calhar o Delgado estava de férias."

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Fogo de vista

O ministério da educação, através do decreto de Lei n.º 299/2007, da Lei de Bases do Sistema Educativo indica que na nomenclatura das escolas Portuguesas vão deixar de aparecer as referências religiosas.
Enfim... o que é que se ganha com isto? Nada! Ou melhor a Associação Cívica República e Laicidade que já rejubilou com a retirada dos crucifixos das escolas voltou a fazer uma festa de arromba para comemorar o "respeito pela diferença". Que diabo??!!!
Esse respeito pela diferença devia ser uma preocupação do Ministério da Educação mas no sentido de eliminar as barreiras físicas que existem nas escolas e que impedem que muitas crianças com dificuldades motoras e físicas tenham as mesmas condições das restantes crianças e jovens. Mas claro que isto ia ser complicado, é muito mais fácil e faz muito mais fogo de vista retirar os crucifixos e abolir os nomes dos santos, sonegando, deste modo, uma importante fatia da nossa história.
Um crucifixo numa escola, ou o nome de S. Francisco Xavier não ofende ninguém independentemente da sua orientação religiosa, é apenas uma manifestação da fé que a maioria dos portugueses defendem e practicam.
Daqui a uns tempos a famigerada Associação Cívica República e Laicidade vai querer que se deixem de enfeitar as ruas com as luzes de natal para não ofender nenhum membro de uma qualquer organização religiosa de esquina.
Mais uma vez: "A POLÍTICA É ALGO MUITO IMPORTANTE PARA SER DEIXADA NAS MÃOS DOS POLÍTICOS".

Música(s)

Uma música fabulosa:



E um músico "fabuloso":

Será verdade?


Será verdade que, a única razão plausível e científicamente testada para a redução do número de equipas de 18 para 16 na primeira liga, foi para os jogadores e afins poderem ter mais uns diazitos de férias pelo Natal??!!


E mesmo assim as únicas notícias de futebol que há por aí, além dos 34 jogadores novos que o benfica vai comprar é a de jogadores que, sem mais nem menos, resolvem prolongar a sua estadia fora de Portugal. Profissionais com "P" grande... "P" de filhos da P... claro!!!

A caminho da modernidade

Finalmente uma proibição a sério: