sexta-feira, novembro 09, 2007

Fé e transportes públicos...


Desde os tempos da Universidade, quando alguns dos meus professores andavam sempre a acicatar-me para falar da Fé dos açorianos e do culto do Espírito Santo e do Senhor Santo Cristo dos Milagres nestas ilhas, que percebi como eram conhecidos estes costumes em terras Ibéricas.
A maior parte dos políticos apenas se lebra do Senhor Santo Cristo dos Milagres para ir fazer número para a procissão... só assim se percebe o desleixo com que a questão dos transportes públicos na Avenida Marginal foi tratada.
Não saberão estes senhores que as missas da sexta feira de manha (8 e 9 horas) são essencialmente frequentadas por idosos que utilizavam os transportes públicos para ficarem bem perto do Santuário? Resultado, principalmente a missa das nove anda quase às moscas...
É que para estas pessoas este culto não é só a procissão e as vaidades de nela participar, para elas é verdadeiramente uma questão de Fé!
Para mim há uma lei que devia imperar em qualquer cidade, nomeadamente uma com as nossas características, transportes públicos no centro, transportes particulares na periferia... ah, e eu também faço finca pé na existência de apeadeiros cobertos, mas se calhar os responsáveis também devem pensar que isso é pieguice, deve ser porque nunca tiveram que passar meses a fio a andar de transportes públicos completamente sujeitos às imtempéries.

Nenhum comentário: