quinta-feira, novembro 29, 2007

Benfica-Milão


O Benfica não venceu, já não tem hipóteses de seguir na Liga dos Campeões e não vai ser nada fácil o apuramento para a Uefa mas, eu sinto-me como se tivessemos esmagado o Milão, como o Liverpool esmagou o FCP.

A subida astronómica de forma do Luís Filipe, as jogadas do Rui Costa, a classe do David luiz e o empenho de toda a equipa foram mais importantes do que o resultado. Com todas as limitações que esta equipa apresenta, aos poucos vão surgindo sinais positivos.

quarta-feira, novembro 28, 2007

Guarda-redes portugueses!

Algo se passa com os jovens guardiões portugueses na hora de defender livres directos. Neste tipo de lances não se trata de adivinhar para onde a bola irá, há que esperar e confiar no papel da barreira.
Isto a propósito dos golos sofridos sábado pelo guarda redes da Académica e ontem pelo guarda redes do sporting:





Se eles estão a cobrir o lado esquerdo da baliza por que raio se lembrarem de irem aos saltinhos para o meio da baliza??!! Se a bola vai para a direita passa por cima da barreira e dá (ou não) tempo de a ir buscar, se vai para a esquerda o angulo está coberto! Elementar! É o que dá os nervos e essas equipas cheias de rapazes!

Ninguém o critica?


Já vi por alto os títulos da imprensa desportiva de hoje... "caíram de pé" é a idéia mas, e Paulo Bento?! Será que ele vai continuar por muito mais tempo sem culpa de nada? Serão as suas opcções sempre as mais adequadas?

Ontem pareceu-me que ele não estava a ver o jogo. Então levou 35 minutos da segunda parte a perceber que tinha que tirar um avançado para por um médio ou um defesa? Não lhe pareceu confrangedora a incapacidade do sporting para segurar uma bola à saída da sua área?

Ele tinha que ter estado um passo à frente do Ferguson!

terça-feira, novembro 27, 2007

A intervenção humana!

Nas nossas ilhas, qualquer intervenção de grandes dimensões (ex. Fajã do Calhau; Avenida litoral de S. Roque) tem que ser pensada. Não sei se os estudos de impacto ambiental que andam por aí valem alguma coisa (bem até sei), mas deviam ser encarados como ferramentas muito úteis.



Por um lado se a obra da Fajã do Calhau é um "aborto", a execução da marginal em S. Roque veio trazer um benefício "inesperado".



Este "pontão",
será responsável pelo aumento do areal da praia da Igreja de S. Roque:





No próximo Verão veremos, mas a confirmar-se, a rapaziada que frequenta esta praia sempre apinhada, irá agradecer.

De qualquer modo, este será apenas um aspecto visível das alterações que a dinâmica costeira desta zona irá sofrer, pelo que desejamos que aqueles que não são visíveis não venham a constituir um problema por aí além.

Michel Preud'Homme

Numa altura em que a única coisa que o Benfica ganhava eram os jogos ao Sporting, exibia-se na baliza encarnada o melhor guarda-redes de futebol de todos os tempos...
Este vídeo, é um breve resumo da rtp de um jogo da temporada 96/97 frente à lagartagem (vitória por um zero).

No mínimo, incrível. Aos 38 anos uma exibição de sonho, semelhante à que em 1994, antes de começar a treinar no Benfica, realizou frente à Holanda no Mundial dos States.

sexta-feira, novembro 23, 2007

Naufrágio

Em águas antárticas estará prestes a afundar-se o Explorer.


Aprender com os erros

E se uma desgraça destas acontece na fajã do calhau?


Quem é que se vai responsabilizar pelo que acontecer aos bravos operários destas máquinas?

Ainda não me debrucei muito sobre o caso mas, assim de repente, tendo em conta o substracto onde se está a trabalhar e o regime pluviométrico desta área da ilha de S. Miguel, duvido que alguém possa garantir que esta obra é segura, ou que tenha sido minimamente planificada.

terça-feira, novembro 20, 2007

Grandessíssimos II


Nem quero discutir os valores gerais do vencimento dos gestores das empresas públicas açorianas mas, a fazer fé nesta notícia constata-se que: "despesas de representação são abonadas aos administradores 14 vezes por ano, com excepção da Lotaçor em que são 12, pelo exercício de funções de representatividade, que ocorrem, normalmente, num período de 11 meses por ano."

Ora bolas, isto é como a história dos grandessíssimos... os deputados usaram o valor do vencimento do presidente da assembleia para majorar os seus vencimentos e estes, não tendo presidente nenhum acima para fazer uma falcatrua inventaram os anos com 14 meses a contar para as despesas de representação... Ou seja, têm as suas férias pagas como toda a gente, mas vá lá, tomem lá mais uma módica quantia para quando estiverem em funções numa praia das caraíbas!
Que habilidosos, aumentem os ordenados a esta gente mas ao menos impençam-os de fazer aldrabices destas e de chamar toda a gente de tola.

Será verdade?


J'AIME LA FRANCE


Será verdade que Carvalho da Silva tem muita pena de não ter nascido Francês onde agora estaria a liderar as grandes greves e protestos da França de Sarkozy? Onde as paralisações são reais, contam com muitos aderentes e notam-se os seus efeitos incomodando muita gente, ao contrário das greves portuguesas que só servem para os políticos e os agentes sindicais fazerem uma pequena batalha de números dos grevistas que nelas particioparam.




segunda-feira, novembro 19, 2007

Há mais um logotipo na berlinda!

Este vai directamente para o gato das sete vidas:


Christian Rodriguéz

A fazer fé nesta notícia, o passe de Rodriguéz poderá mesmo ser adquirido pelo Benfica. Um excelente jogador, esforçado e talentoso, a fazer lembrar o extremo esquerdo italino De Franceschi que esteve meia época no Sporting e foi campão com o Inácio.

Estes vídeos de jogadores sul -americanos na maior parte das vezes são muito enganadores, mas deste já sabemos que Éum bom jogador:

Como patinhos...

Houve muita gente a acreditar na seguinte fotografia
Mas trata-se apenas e só de uma montagem de mau gosto:

Fotografia no remédio pás moscas







sexta-feira, novembro 16, 2007

Bitaites


Bitaites #31
"Com a prisão do mafioso Salvatore Lo Piccolo descobriram-se os Dez Mandamentos da Máfia. O mafioso não deve trair a mulher pela mesma ordem de razões que levou os judeus e os muçulmanos a abominarem a carne do porco. No deserto, esta era perigosa para a saúde. Assim era antigamente, assim ficou depois da invenção da arca frigorífica. Ao princípio, não era o Verbo: eram razões práticas. O mafioso não pode trair a mulher, não por respeito, D. Aurora, mas porque o rancor da mulher enganada é uma ameaça para a Cosa Nostra.

Ferreira Fernandes, no DN

Trancrito do blog do Pedro Neto: Encarnados.blogspot.com
E não é que o futebol e o cinema português têm mesmo muito a ver com isto?!

A "cantera" do Benfica!


Os escalões de formação do Benfica, actualmente, não passam de um flop.

Desde que Camacho chegou que muito se tem elogiado a sua apetência para apostar em jovens. Casos de Romeu Ribeiro e Miguel Victor. Tanto que no mercado de Inverno ambos os jogadores vão ser emprestados e, ou muito me engano, dificilmente chegarão um dia a impor-se no Benfica. Miguel Vitor foi titular em alguns jogos onde quase não havia jogadores, Romeu Ribeiro só jogava a espaços.

Apesar de muito jovens, se fossem jogadores capazes de singrar neste benfica teriam jogado muito mais frequentemente no centro da defesa e no meio campo, sectores muito debilitados com as lesões de Davis Luiz e Petit.

Saem dois, entram três. Rúben Lima, David Simão e André Carvalhas são os mais recentes juniores chamados à equipa principal, esperam que não sejam apenas mais um flop!

Depois de Rui Costa (1991), Maniche (1999) e Manuel Fernandes (2004) a formação do Benfica precisa mesmo de melhores resultados.

E não são preciso muitos, porque a idéia idílica e romântica de uma equipa campeã com 8/9 jogadores na casa dos 20 anos é ridícula, isso não é (só) para rapazes!

quinta-feira, novembro 15, 2007

É tudo uma questão de cotas!


Não vá o diabo tecê-las, é melhor tornar o dízimo um pouco mais barato!

Grandessíssimos...


Acabei de ler no jornal "Diário dos Açores" uma notícia que, a ser verdade, me deixa mesmo muio triste.

Então não é que os nossos deputados regionais resolveram aumentar malabarísticamente os seus vencimentos?!

Vão ter o aumento igual à taxa de inflação, mas acharam por bem aumentar o valor das despesas de representação. E agora a parte melhor, vão fazer isso com base no rendimento do presidente da Assembleia Regional, o mais bem pago de todos os "trabalhadores" daquela instituição... Só podem estar gozando com a nossa cara!

Já agora os nossos deputados regionais deviam calcular os seus aumentos com base naquilo que o Belmiro de Azevedo factura num mês!

Pelintras!

Depois vêm com a conversa que os deputados regionais são os mais mal pagos do país (como somos uma das regiões mais pobres isso faz todo o sentido) e nem sequer têm direito ao subsídio de refeição. Ora bolas, então um sujeito que têm como vencimento base 3500 euros tem lata de vir falar em subsídio de refeição??!!

Depois tentam arranjar algumas atenuantes, como o facto de irem arranjar um sistema de incompatibilidades muito exigente...eh lá, se calhar agora até vão proibir um deputado regional de exercer funções numa qualquer empresa pública durante 5 dias por semana e das 9 às 5h. Uh, meu Deus, que drásticos! O que devia ser imcompatível é um líder vencido nas eleições regionais ser nomeado gestor ou director de uma qualquer empresa. Era bom sabermos todos porque é que Vitor Cruz foi parar onde foi!

Se fosse eu a mandar era assim: Deputado ganha por mês 1000 euros + 1000 euros por cada intervenção acutilante ou pertinente numa sessão da Assembleia
Resultado, 95% deles iam só ganhar 1000 euros! Como agora são tantos isso dava uma poupança mensal do diabo!

Enfim, aposto que na aprovação destas novas regras todos votaram a favor... é fantástico, os nossos deputados regionais poêm e dispoêm a seu belo prazer.

De Gaulle é que tinha razão: "a política é uma coisa muito séria para ser deixada na mão dos políticos".

quarta-feira, novembro 14, 2007

Tá tudo doido!


Ao contrário de grande parte da comunicação social e jornalistas açorianos, há um jornalista Ibérico, José Rodrigues dos Santos, que não admitindo ser sujeito a pressões também pensa pela sua própria cabeça.

Só que os seus directores, ao que parece andam a ter tiques de Estado Novo e agora querem despedi-lo porque não cumpre os horários??!!??!!

Enfim, esta RTP Ibérica deve andar às aranhas desde o tembém célebre processo de pressão da Federação Portuguesa de Futebol acerca do programa TRIO de ATAQUE da responsabilidade do jornalista Carlos Daniel, só porque no programa costumava-se criticar as opcções do Scolari.

Espero é que seja verdade!

A notícia que todos queríamos ouvir.

terça-feira, novembro 13, 2007

Dave Matthews Band

Chegou-me mais uma newsletter:


"WATCH THE AT&T WORLD'S LOUDEST PEP RALLY LIVE IN THE ATTBLUEROOM!Be sure to tune into http://www.attblueroom.com/ on Wednesday and Thursday, November 14-15, 2007 to watch Dave Matthews Band and Robert Randolph & the Family Band perform live at the AT&T World's Loudest Pep Rally! The concerts will be webcast live in their entirety beginning at 7:00 p.m. EST each evening. A collection of eight songs and highlights from the two performances will be archived after the shows at http://www.attblueroom.com/!
DAVE MATTHEWS BAND JOINS FACEBOOKWe are excited to announce that Dave Matthews Band has joined the Facebook community as one of the first featured artists! Visit http://www.facebook.com/davematthewsband/ to become a DMB Facebook fan and to check out rare video footage, photos from the archives and song clips."

E aqui vai uma óptima música para começar o dia:


Grandes bombas!








Este pessoal deve ser fanático por carros!


Então o ministério da justiça resolve adquirir 5 viaturas (cada uma a rondar os sete mil contos na moeda antiga).


Este é o audi A6 limousine (38000 euros +/- e sem imposto automóvel).
Foi adquirido uma unidade. Com 140 cavalos, ao preço que tá o trigo e a aveia, vai ser uma despesa corrente do caraças:





E este é o Volkswagen Passat Limousine 2.0TDI , foram adquiridas 4 unidades de 34000 euros +/- e sem imposto automóvel incluído:




Ao contrário da maior parte dos meus amigos, e pelos vistos, ao contrário da maior parte do governo, eu não me entusiamo muito com carros, nem quero gastar muito dinheiro com um, por isso se fosse eu a mandar, existiria um único veículo para os serviços governamentais:



O Toyota AIGO:



Segundo esta tabela da toyota, nem 10000 euros custa! E anda! Ainda por cima li que tem uma caixa manual de 5 velocidades! Isto sim, um verdadeiro carro ministerial! De linhas modernas e arrojadas, pronto a dar um ar dinâmico ao responsável político que o conduza!

sexta-feira, novembro 09, 2007

Condenados à derrota!


Não queria estar na pele dos militantes do PSD/A, isto porque os apoiantes do candidato derrotado nestas eleições "internas" estão já a perder, e porque os apoiantes do candidato vencedor agora, vão ser os apoiantes do candidato vencido nas eleições regionais.

Resumindo, os espertos deixaram-se ficar de fora... bem de fora!

Agora, parece-me que o Natalino vai ganhar, isto porque... bem, acho que ninguém sabe as razões, mas pronto, vai ganhar.

Mas há mais







Fajã do Calhau



Eu a fazer um post sobre a qualidade dos açores e logo a seguir vejo umas imagens que contrariam tudo isso:






Claro que pela imagem mostra que o que eu disse acerca da mediocridade dos nossos governantes é verdade! Quem é que no seu perfeito juízo faz uma coisa destas? Qual é a justificação? Aquelas máquinas estão ou não a trabalhar numa situação de risco? Não haveria mais nada a fazer com todo o dinheiro que está a ser enterrado aqui?




National Geographic Traveler


"The world's most appealing destinations—islands—are the ones most prone to tourism overkill. Our 522 experts vote on which ones avoid the danger, which are succumbing to it, and which hang in the balance."


É o este o parágrado introdutório à notícia que na última semana os da oposição tentaram denegrir e os do governo tentaram louvar.

Achei piada foi ao Veríssimo, o ex-dono do Hotel Gaivota que, quando alguém arranca uma plantinha de vaso ele vem espumando pela boca a defender a natureza, mas (como já referi neste blog) tinha uns papagaios presos em minúsculas gaiolas na frente do seu mui digno hotel, chamou os a National Geographic de vendida.

O Barata (agora com tiques de estado novo) fez há pouco um post a chamar tudo de corrupto.


Bem são estes os supostos corruptos.


Enfim cada qual com a sua opinião. Pessoalmente eu não trocava estas ilhas por nada, temos uma qualidade de vida que faz-me ficar surpreendido com a quantidade de pessoal que anda sempre mal disposto por aí!

Apesar dos governantes e tecido empresarial medíocre que nós temos penso que ainda estamos a resistir ao "tourism overkill", se bem que com aquela história da ilha dos amores, no verão passado andou por aí uma quantidade exagerada de Ibéricos!

Fé e transportes públicos...


Desde os tempos da Universidade, quando alguns dos meus professores andavam sempre a acicatar-me para falar da Fé dos açorianos e do culto do Espírito Santo e do Senhor Santo Cristo dos Milagres nestas ilhas, que percebi como eram conhecidos estes costumes em terras Ibéricas.
A maior parte dos políticos apenas se lebra do Senhor Santo Cristo dos Milagres para ir fazer número para a procissão... só assim se percebe o desleixo com que a questão dos transportes públicos na Avenida Marginal foi tratada.
Não saberão estes senhores que as missas da sexta feira de manha (8 e 9 horas) são essencialmente frequentadas por idosos que utilizavam os transportes públicos para ficarem bem perto do Santuário? Resultado, principalmente a missa das nove anda quase às moscas...
É que para estas pessoas este culto não é só a procissão e as vaidades de nela participar, para elas é verdadeiramente uma questão de Fé!
Para mim há uma lei que devia imperar em qualquer cidade, nomeadamente uma com as nossas características, transportes públicos no centro, transportes particulares na periferia... ah, e eu também faço finca pé na existência de apeadeiros cobertos, mas se calhar os responsáveis também devem pensar que isso é pieguice, deve ser porque nunca tiveram que passar meses a fio a andar de transportes públicos completamente sujeitos às imtempéries.

segunda-feira, novembro 05, 2007

Gato fedorento

As imitações do Ricardo Araújo são sem dúvida o ponto alto do gato fedorento, esta imitação do Berardo no programa de ontem foi espectacular:

Boloni vai treinar o Braga??!!??!!



Agora é só arranjarem-lhe um Jardel e o homem até é capaz de pôr o Braga a ganhar jogos!!!

sábado, novembro 03, 2007

Intervalo: Paços 1 Benfica 1


Porque é que um jogador de seu nome Ed Carlos foi contratado? Pelos vistos os únicos centrais válidos serão o Luisão e o David Luiz, pelo que o Katsouranis é obrigado a jogar na defesa. O pior é que como não há Petit o meio campo fica entregue a esse caceteiro mor Bynia...

De qualquer modo: Se ganharmos todos os jogos até final somos campeões, há coisas fantásticas não há??!!

sexta-feira, novembro 02, 2007

Que dia da semana é hoje mesmo?

E não é que ainda mal me capacitei que hoje é mesmo sexta-feira!
Coisas do feriado de ontem...

O melhor plantel dos últimos dez anos???

Só se for na cabeça dele:

Espero que já todos tenham percebido porque é que o Fernando Santos o ano passado quase nunca utilizou o Miguelito...

Uma breve análise:

Quim e Butt: Têm qualidade para jogar no Benfica

Nélson: Mediano

Luís Filipe: Mau demais

Luisão: Jogador de classe

Zoro: Mau

David Luiz: Jogador de classe

Ed Carlos: Mediano

Léo: Jogador de classe

Miguelito: Mau demais

Binya: Mau demais

Petit: Jogador de classe

Katsouranis: Jogador de classe

Pereira: Mediano

Rodríguez: Mediano

Di Maria: Mediano

Nuno Assis: Mau (desde que deixou o dopping)

Rui Costa: Jogador de classe

Adú: Mediano

Bergessio: Mau demais

Cardozo: Jogador de classe

Nuno Gomes: Jogador de classe

Dabao: Mau demais

Mantorras: Mau demais

Resultados da Votação

O "Milhafre do Atlântico" esse "cromo" da blogosfera que anda sempre a comentar no Foguetabraze foi conotado, na votação aqui à direita, segundo alguns dos visitantes deste blog, com o Barata... Pessoalmente ainda acho que é o Paulo Gusmão (o 2º mais votado), curioso foi mesmo ninguém ter votado no Costa Neves, deve-se achar por aí que o homem nem comentários como os do milhafre consegue fazer!

Será verdade?


Será verdade que Carlos César guarda religiosamente na sua secretária uma pequena tabela feita à mão onde, de tempos a tempos, vai riscando o nome de vários delfins de Mota Amaral?!

Em 1997 foi o Álvaro Dâmaso, depois Manuel Arruda, seguiu-se Victor Cruz, Costa Neves (sim Costa Neves, que foi derrotado mesmo sem ir a eleições nenhumas) e por fim daqui a uns meses Natalino Viveiros.