quinta-feira, outubro 23, 2008

Somos uma região rica, riquíssima... só pode!


Actualmente são eleitos 57 deputados para a Assembleia Legislativa Regional, entre os quais está o Xiquim (César), filho do Presidente...
Um aumento de 5 deputados face às eleições anteriores! Porquê? Para quê?
Se foi para criar o círculo da compensação, o ideal era retirar alguns deputados dos círculos normais e depois pô-los a compensar, ou então para cada um da compensação eliminávamos três dos antigos.
Mas não, nós somos ricos e o que interessa é colocar muita gente nas bancadas, para quando faltar metade aquilo estar ainda mais ou menos composto.
No todo nacional são eleitos 230 deputados para a Assembleia da República, a partir de um total de mais de 9 milhões de eleitores, o que dá um deputado para cerca de 39 130 eleitores, o que já é um exagero tendo em conta o nível do debate a que muitas vezes assistimos.
De qualquer modo os cerca de 190 000 eleitores açorianos elegem 57 Xicos, digo deputados. Ou seja, temos 3 356 eleitores para cada deputado. Um oásis de representação parlamentar.
Alguém me consegue explicar (sem se rir) porque diabo a ilha do Corvo elege dois deputados? Alguém me consegue explicar política e científicamente esse fenómeno?!
É por estas e por (muitas) outras que o povo não quer votar.

Nenhum comentário: