sexta-feira, julho 25, 2008

Oh diacho!

Vai ser este o primeiro "barcão" a atracar nas portas do mar! Ou deverei dizer "barracão"!?
Vai acontecer dia 29 de Agosto! Ou seja, dois meses depois da inauguração o terminal marítimo, que mais parece o metropolitano de Lisboa, vai ter um dia de grande azáfama! Grande azáfama?! Será?! E não é que este magnífico "liner" de baclite apenas tem capacidade para pouco mais de 600 passageiros? Como 95% comem a bordo, e uns 50 % compram meia dúzia de ímans de frigoríficos de recordação, o boom económico vai ter que esperar!
E só 15 dias depois vamos receber o segundo navio...

Pergunta


Quem foi a cabeça pensante que resolveu colocar um cartaz de promoção do concerto da Vanessa da Mata, na curva mais perigosa entre as Capelas e Ponta Delgada? Logo ali a seguir ao triângulo com S. Vicente! O que vale é que a fotografia do cartaz não tá nada de jeito, a rapariga está bim más linda nesta!
Acho é piada ao spot que passa na radio a promover este evento, é a música em que o Ben Harper faz uma perninha! Estou para ver como é que vão resolver isto em palco!

terça-feira, julho 22, 2008

E se nem elegerem um?

"Se elegermos apenas um deputado será uma derrota"

Responsabilidades!

Haia vai julgar e já julgou responsáveis pelos crimes de guerra na ex-Jugoslávia.
Mas como foi possível a passividade das Nações Unidas concretizada pela acção das suas tropas no terreno? Não deviam os "senhores do mundo" também serem responsabilizados pelo que aconteceu?
Transcrevo umas linhas do livro de David Rohde que ganhou um Pulitzer por ter mostrado ao mundo a primeira sepultura comum nos arredores de Sebrenica:
"The international community partially disarmed thousands of men, promised them they would be safeguarded and then delivered them to their sworn enemies. Srebrenica was not simply a case of the international community standing by as a far-off atrocity was committed. The actions of the international community encouraged, aided, and emboldened the executioners. ... The fall of Srebrenica did not have to happen. There is no need for thousands of skeletons to be strewn across eastern Bosnia. There is no need for thousands of Muslim children to be raised on stories of their fathers, grandfathers, uncles and brothers slaughtered by Serbs." (Rohde, Endgame, pp. 351, 353.)

Crime!

Podem ver aqui alguns dos actos que tornaram Karadzic e Mladic criminosos de guerra e também podemos ver a impotência das tropas da Onu e a sua total ineficácia nos momentos a sério desta guerra.
Actos de vergonha e a vergonha da impassividade.

Detido!

Radovan Karadzic (o da direita) foi finalmente detido. Slobodan Milosevic, morreu na prisão e Mladic ainda está a monte.
Provavelmente, Karadzic em Haia vai optar por uma defesa tão ridícula e constrangedora como Milosevic tentou.

segunda-feira, julho 21, 2008

Degelo e alterações climáticas 2!


Fotografias do glaciar de San Quintin, tiradas do espaço.
A dimensão do degelo não é tão evidente como nas fotografias do post anterior, o que se deve em parte à escala das mesmas, mas também ao espaço temporal entre estas duas imagens que é de apenas 8 anos. Em menos de uma década, e mesmo do espaço, as alterações são perfeitamente perceptíveis.

Degelo e alterações climáticas!


Patagónia, algures perto da fronteira entre Argentina e Chile!
A fotografia de cima foi tirada na década de 20 do século passado, a de baixo tem cerca de 4 anos.
Esta zona do globo tem a mais elevada taxa no que diz respeito ao recuo dos glaciares. Uma das mais visíveis consequências do aquecimento global.
Mais informação aqui.

sexta-feira, julho 18, 2008

Isto é que era um grande negócio.

Fernando Meira vai deixar o Estugarda.

Jaime Gama em grande forma!

O tempo muda tudo! O tempo e a queda de cabelo! E já agora os quilos a mais!

E quem foi Bokassa?! Um anjinho: "... assumiu o poder em 1966, através de um golpe, dissolveu o Parlamento, suspendeu a Constituição e nomeou-se presidente vitalício, chefe das forças armadas e chefe único do partido..." .

Filho de Khadafi preso

Sócrates é que sabe escolher os amigos, sem dúvida.

quinta-feira, julho 17, 2008

Reforços e companhia

Tenho que reconhecer que fiquei satisfeito com a contratação de Pablo Aimar. Será uma mais valia para a equipa. Contudo, e tendo em conta as saídas de Rui Costa e de Rodríguez, o saldo ainda é negativo.
As outras contratações, Carlos Martins, Jorge Ribeiro, Ruben Amorim, Filipe Bastos, Yebda, Urreta e Balboa acarretam algum risco. Para tentarmos ser campeões este ano é preciso muito mais. O grande problema agora coloca-se nas alas, se o Nélson não atinar temos um enorme rombo na direita da defesa e para o lugar de extremo apenas há Di Maria e Balboa. No centro da defesa apenas o Luisão e o David Luiz dão garantias, e como ponta de lança, vai fazer muita falta um jogador como o Miccoli. Só se este for o ano da afirmação de Makukula, o que desconfio. Felizmente, o Nuno Gomes continua, mas sem jogadores a aparecer na área para finalizar nada feito. Fernando Santos nunca devia ter saído, sabe mais de futebol do que o Camacho e o Quique juntos, e ao que parece é o único que consegue fazer com que o Katsouranis seja um jogador fulcral.

Rotunda de Belém

Rotunda de Belém, 17 de Julho, a meio da tarde... OBRAS PARADAS, ou seja, conseguiram transformar o trânsito da rotunda de Belém e vias envolventes num caos e agora as obras estão pura e simplesmente paradas. Deve ser por falta de pessoal, já que neste momento há mais uma enormidade de empreitadas a decorrer nas estradas regionais. O início do próximo ano lectivo vai ser calamitoso em termos de transportes...

Mais um amigo de Sócrates...

Depois dos abraços ao Déspota do Chávez, agora o engenheiro vai ser todo sorrisos com um dos piores tiranos Africanos que alguma vez existiu. Enfim, tudo isto a bem de uns investimentos e talvez de algum pítrol mais em conta... A falta de dinheiro arrasta mesmo a honra e a verticalidade dos nossos políticos para o cano.

sexta-feira, julho 04, 2008

Eurosport

Acabaram de me dizer que o Sata Rally Açores, vai passar no Eurosport. Fantástico...

No name boys sempre...

Até que enfim. Estava a ver que ninguém pregava um susto neste mafioso.

A gestão desportiva do SL Benfica nos últimos anos, salvo raras excepcções (leia-se José Veiga) foi ruinosa. E a tão falada recuperação económica parece-me mais um conto do vigário do que outra coisa. Ainda ontem foi aprovado um orçamento que considerava um lucro de cerca de 172 000 euros... isto não chega ao ordenado anual de um jogador mediano.

Sata Rally Açores...



Reconheço que não percebo nada de carros, nem quero perceber e não sou fã de rallys, e muito menos de ir seguir o rally para as nossas canadas, isto apesar das mesmas terem sido alvo das maiores operações de limpeza e reabilitação durante o ano. Nem o tão invejado lobby dos lavradores tem tão altos privilégios.
Em segundo lugar, os constrangimentos que esta bodega acarreta ao trânsito de Ponta Delgada, acrescidos dos já existentes, leva ao desespero o comum dos mortais que não seja um maluquinho dos rallys. Com tanta via nova inaugurada nas imediações da nossa urbe era muito mais lógico mandar isto para cascos de rolha... ah, pois, mas o show off era menor... ... ...
E isto do maior patrocinador deste acontecimento ser uma empresa aérea pública, que opera em regime de exclusividade, faz-me uma certa impressão! Mas há alguma razão para uma empresa que não tem concorrência interna gastar rios de dinheiro em publicidade?! Sinceramente não me parece, ainda para mais sendo uma empresa pública.
As obras e as montanhas de dinheiro a rolar antes de eleições já desviaram a minha intenção de voto para um branco digno do mais sofisticado TIDE.
Só mais achega aos maluquinhos dos rallys, o ano passado morreu uma pessoa na Ribeira Grande quando o seu automóvel foi atropelado por um míssil. Ontem mesmo tive oportunidade de observar um desses carros na estrada entre a Relva e as Feteiras, que eu saiba não havia prova nenhuma a decorrer e o pelintra do condutor conduzia de certo a uma velocidade que seria considerada infracção muito grave. Não sei porque raio andava este pelintra a exibir-se, contudo este pessoal devia ser controlado, nomeadamente nas mudanças de troços, devia ir tudo em fila indiana e escoltados pela polícia, como é feito com qualquer outa viatura perigosa.

terça-feira, julho 01, 2008

Pítrol...

Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita. Estes três países controlam a sua produção petrolífera. O Iraque abriu às empresas estrangeiras (vulgo Britânicas e Norte-Americanas), seis campos petrolíferos.
Ou seja, depois de uma sangrenta guerra, Estados Unidos e Grã-Bretanha, lá conseguiram ficar com um estado marioneta, vizinho do irão, e com o controle do grosso da sua produção petrolífera.