quarta-feira, março 12, 2008

Chalana

O "pequeno genial" ou como lhe prefiro chamar "o 1º Futre do Benfica", tem hoje tudo a ganhar.

Embora não tenha todas as condições para tal. Isto porque, ou muito me engano, ou Chalana tem como esquema táctico de eleição o 3x5x2.

Mas não tem ovos para fazer uma omelete destas, faltam Luisão e David Luiz para fazerem com Katsouranis (nunca com Ed Carlos) o três da defesa. Faltam dois laterais ou extremos para fazerem todos os corredores laterais e falta um ponta de lança de qualidade para fazer companhia ao Nuno Gomes no dois da frente.

Neste jogo, o segredo pode estar no miolo mas, sinceramente, além de Petit e Rui costa o meio campo do benfica é extremamente coxo.

Mas tudo isto misturado e com uma pontinha de sorte, como a de Nuremberga, ainda é possível ganhar. Motivação eu já tenho. E vou ficar com muita mais quando Luís Filipe Vieira puser o lugar à disposição.

Um comentário:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Parece que o sistema não é 3*5*2. Permite-me algumas considerações: antes de mais é preciso dizer que, porque estou fora, ando a ver os jogos pela net o que não dá para ver tudo o que se passa.

O Edcarlos neste momento é um risco em cada jogo que faz. Sinceramente, nunca entendi a política de contratações que prefere contratar tipos como Edcarlos e emprestar rapaziada como Miguel Victor. Não tenho dúvida que o jovem seria uma opção bem mais valiosa que o brasileiro.

Adiante. O Chalana tentou fazer colocar o Nélson e Luís Filipe no mesmo 11. Não funcionou. Até poderia ter dado - foi o Chalana que pôs Miguel a Lat Drt pela 1ª vez. Mas não deu pq não ha qualidade. O LF é um jogador medíocre. O Nélson, sendo melhorzinho, tb não é material para o Benfica. Do lado oposto, apesar do Leo ser um bom lateral, acho que o Sepsi poderia ser aposta.

A meio campo, o Petit está ainda a recuperar da lesão que teve? É que não joga bem dd essa altura. Por isso tem que se por o Binya a jogar. Mas o Binyia é o clássico jogador que não serve ao Benfica: do estilo Michael Thomas, ou Beto. Precisamos de um trinco que saiba jogar, como o Petit, mas que defenda tb. De resto acho que o Benfica num 4*4*2 losângo podia funcionar bem: teria de ser Petit, Rodirguez e Rui Costa na ponta da frente, mas quem do lado direito?

A única parte que não concordo mm com o post é a questão dos avançados. Acho que o NG nunca poderia ser a 1ª aposta. Tb não partilho da opinião que o NG é um péssimo jogador, mas a verdade é q teve mt boa imprensa no começo da carreira. O Benfica tem aquele que é pra mim o melhor avançado em Portugal - mesmo melhor que Liedson ou Lisandro, porque diferente - que é Cardozo. E acho que NG com Cardozo fariam a melhor dupla no tal4*4*2. A contratação do Makukula foi um erro completo.

Portanto a equipe-tipo (com tds disponíveis), num sistema 4*4*2 (losângo) seria: Quim; Nélson, Luizão, David Luíz e Sepsi; Petit, Katsouranis, Rodriguez, Rui Costa; Nuno Gomes e Cardozo.

E agora quando escrevo, depois do empate na Madeira com Marítimo, o Chalana vai embora e virá alguém tipo Jorge Jesus e vou conitnuar a sofrer.......